Casa da Cerca | Um lugar Mágico em Almada

By Mariana Filipa - março 17, 2019



A Casa da Cerca situa-se no centro histórico da cidade de Almada e tem uma vista privilegiada sobre o Rio Tejo e sobre a cidade de Lisboa. Actualmente, é um espaço com várias exposições dedicadas à arte contemporânea.

Foi adquirida pela Câmara Municipal de Almada em 1988, recuperada e transformada em centro cultural, dispondo de Salas de Exposição, um Centro de Documentação e Informação e um Jardim Botânico, denominado “O Chão das Artes”.



Antes era conhecido como Palácio da Cerca mas, quando foi adquirido pela Câmara transformou-se em Casa da Cerca.  Considera-se um dos maiores e mais característico exemplar de arquitectura civil setecentista da Cidade de Almada, datado dos século XVII a XVIII, com influências Barrocas e Românticas, tendo sofrido obras de restauro e manutenção em finais do século XX. 






Inaugurada em 1993, a Casa da Cerca iniciou a sua actividade com uma exposição de Desenhos de Amadeo de Souza-Cardoso, sendo o seu director o Pintor Rogério Ribeiro. Desde então, desenvolve o seu projecto que, privilegia o Desenho, tem como objectivo a promoção de acções no âmbito do aprofundamento da investigação e da divulgação da Arte Contemporânea.




O Jardim Botânico é uma iniciativa pioneira devido à articulação destas duas vertentes – científica e artística – concretizado num projecto inspirado pelo modelo de jardim tradicional português de quinta de recreio que a própria Casa da Cerca foi outrora. Para além da Estufa, do Herbário e do anfiteatro ao ar livre, o jardim organiza-se em torno de seis zonas estruturantes – Mata, Pomar das Gomas, Jardim dos Óleos, Jardim das Telas, Jardim dos Pigmentos e Jardim dos Pintores – onde se encontram espécies botânicas cujos componentes vegetais originam materiais que dão corpo e forma à realização artística.



Para mim é um lugar mágico. Um lugar calmo e tranquilo. Perfeito para relaxar, descontrair, estudar e conviver com amigos e família. Na Casa da Cerca também existe um café. O que acaba por juntar o útil ("vamos sair para beber um cafézinho") a uma vista espectacular rodeada pelo o que de melhor este planeta tem. A natureza!

Horários de funcionamento:

  • Exposições - de terça a domingo das 10h às 18h
  • Jardim Botânico O Chão das Artes - de terça a domingo das 10h às 18h00
  • Centro de Documentação e Investigação Mestre Rogério Ribeiro - de terça a sexta das 10h às 12h30 e das 14h às 17h
  • Cafetaria Coisas Degostar - de terça a domingo das 10h às 18h 

Até ao próximo turistas!

  • Share:

You Might Also Like

5 comentários

  1. Por acaso é uma zona que conhecemos muito pouco. Temos que tratar deste assunto. Muito obrigado pela dica!

    ResponderEliminar
  2. Entendo-te tão bem!
    Obrigado :D

    vou aí no próximo fim-de-semana, acho que vou ter este sítio em consideração para visitar :D

    NEW FASHION POST | WEEKLY TREND: FOR BAD HAIR DAYS, HAIR CLIPS!
    InstagramFacebook Official PageMiguel Gouveia / Blog Pieces Of Me :D

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas achei as fotos incríveis! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Parece ser um local incrível e super relaxante :) As fotos estão mesmo bem!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Adorei o artigo! Por vezes, queremos visitar novos lugares e não sabemos... Definitivamente vou dar uma espreitadela ao lugar quando tiver a oportunidade de ir a Almada. :)
    https://sobomeuolhar7.blogspot.com/

    ResponderEliminar