Roteiro - Seixal | Arte, História e Natureza

By Mariana Filipa - abril 16, 2019


Comecei o passeio pelo Seixal na Ponte da Fraternidade. Daí caminhei à beira da baía para chegar ao meu primeiro ponto de visita - Núcleo Naval do Ecomuseu Municipal do Seixal. Aqui podemos encontrar um museu que nos apresenta, essencialmente, barcos tradicionais que antigamente ocupavam um lugar no estuário do Tejo. Conta-nos um pouco da história e do passado do rio Tejo.

De seguida, direcionei-me para a Quinta da Fidalga. Um lugar mágico, relaxante e um ótimo refúgio ao barulho da cidade. Tem história - dando para imaginar quem lá vivia e como viviam -, natureza e arte. Sim! Arte!

É na Quinta da Fidalga que se encontra a Oficina de Artes Manuel Cargaleiro. Que tem como principal objetivo promover a arte contemporânea através das várias exposições temporárias com trabalhos de azulejaria, cerâmica e pintura.

Levámos o almoço, por isso fizemos um piquenique no Alto de D.Ana. (Aproveito para dizer que a inauguração oficial vai ser no dia 25 de abril. É ótimo para passear, relaxar, comer, fazer desporto, entre muitos outras atividades! Viva à natureza e aos espaços verdes nas cidades).

O último lugar a visitar foi a Tipografia Popular. É um espaço onde podemos conhecer técnicas e saberes de uma oficina tradicional de artes gráficas, reutilizando instrumentos de trabalho e máquinas que remontam aos séculos XIV e XIX. Aqui ficamos a conhecer a história deste mundo. Quem teve a ideia, como era antes, as razões. Tudo! E ainda temos a oportunidade de ver como se fazia uma impressão "à moda antiga".


DESCOBRE MAIS SOBRE CADA LOCAL (história, preços, localização, o que oferece e podes encontrar)

➡️ Núcleo Naval

➡️ Quinta da Fidalga

➡️ Oficina de Artes Manuel Cargaleiro

➡️ Tipografia Popular


Até ao próximo turistas!

  • Share:

You Might Also Like

1 comentários

  1. Parece ser um roteiro e peras :) Adorava visitar!

    https://aritateixeira.blogspot.com/

    ResponderEliminar